O deputado estadual subtenente Eliabe (SDD) levou ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a polêmica decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que proibiu aos policiais a revista em transeuntes considerados suspeitos. Em pronunciamento no horário dos líderes da sessão desta terça-feira (17), o parlamentar disse que a postura do Judiciário fragiliza a atuação policial e fortalece a criminalidade em todo o país.
“Quero repudiar a decisão expedida pela sexta turma do STJ, que praticamente inviabiliza atividade policial, ao proibir que policiais possam fazer revistas em transeuntes em atitude suspeita. Isso é inacreditável, só mesmo no Brasil. A bandidagem agradece. Deixar minha solidariedade aos profissionais de segurança pública do Brasil, que têm a atividade inviabilizada. Essa decisão fortalece o crime e fragiliza a atividade policial”, disse Eliabe.
Segundo o parlamentar, este é um dos motivos para o fato da violência crescer tanto no país. “São por iniciativas como essa. Decisão que encoraja a bandidagem, potencializa o crime. Aqueles que vivem em fazer o mal, com uma decisão dessas estão comemorando. Graças ao STJ”, completou. Eliabe acrescentou ainda que é necessária a reação da sociedade contra esse tipo de decisão, que “vai comprometer a atividade policial”.
O deputado aproveitou ainda para fazer um apelo ao Governo do Estado no sentido de convocar os aprovados no último concurso para a Polícia Civil. Segundo levantamento realizado pelo Ministério Público, existe 11,8 mil inquéritos policiais em andamento no Estado.
Quem também se pronunciou durante o horário dos líderes da sessão foi o deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB). O parlamentar celebrou o entendimento ocorrido durante audiência pública na Câmara Municipal de Umarizal, quando os municípios do médio oeste definiram que uma base do Samu será instalada na própria cidade, atendendo a 10 cidades da região.
De acordo com Dr. Bernardo, essa ampliação dos serviços do Samu é de extrema importância para a sociedade porque “muitas vezes as pessoas não morrem devido ao acidente, mas sim pela demora no atendimento”. O parlamentar, que é médico, ressaltou que o objetivo desse trabalho junto à Secretaria Estadual de Saúde Pública é universalizar o atendimento do Samu para todos os municípios potiguares até o final do ano.
“Se a universalização do Samu salvar uma única vida, isso é o mais importante, porque vida não tem preço, tem valor. Sonho com o dia em que tenhamos o Samu em todos os municípios do RN”, finalizou Dr. Bernardo.
Comentários