É falso que CNN noticiou que Bolsonaro evitou 3º Guerra Mundial. A reportagem que aparece no post não foi produzida pela CNN. Uma busca no site da emissora mostra que não há nenhuma notícia dizendo que o presidente Jair Bolsonaro teria evitado a 3º Guerra Mundial. Após o boato ser compartilhado nas redes, a CNN veio a público e comunicou que não é a responsável por nenhum texto com esse teor.
Já a fotografia de Bolsonaro e Putin que aparece junto com o texto foi tirada em 28 de junho de 2019, durante encontro dos líderes dos Brics no Japão. Não há, portanto, qualquer relação com a atual visita do presidente brasileiro à Rússia – os dois mandatários não se encontraram pessoalmente nesta terça-feira.
A crise entre a Rússia e a Ucrânia vem crescendo desde 2021. Um dos principais fatores para esse conflito é a possível entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ao longo do ano passado, a Otan e a Rússia protagonizaram episódios de tensão, após a organização expulsar diplomatas russos de seu escritório. Eles foram acusados de espionagem. Em resposta, a Rússia também expulsou diplomatas da Otan do país.
Em dezembro, a Rússia passou a aumentar o número de soldados perto da fronteira com a Ucrânia. Segundo autoridades russas, a decisão da Ucrânia de se unir à Otan poderia representar uma ameaça para o seu país. Na primeira semana de fevereiro, a movimentação de soldados voltou a crescer. Ao todo, 130 mil combatentes foram contabilizados na região, o que criou uma tensão ainda maior entre os dois países.
Contudo, na última segunda-feira (14), a CNN noticiou que Putin poderia estar recuando. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente da Rússia estava disposto a negociar. “E na verdade, ele iniciou a questão das garantias de segurança para a Federação Russa. E a Ucrânia é apenas uma parte do problema, é uma parte do maior problema de garantias de segurança para a Rússia”, afirmou.
Commenti